Araucária é um município brasileiro do estado do Paraná. A população estimada em 2014 era de 131 356 habitantes.
Etimologia
De origem geográfica, constitui-se em referência à enorme reserva de mata nativa existente ao tempo da povoação do município. Esta mata, composta de espécimes da espécie Araucaria angustifolia, ou pinheiro-do-paraná, é comum nas zonas mais frias.
História
As primeiras movimentações do homem branco no atual município de Araucária, remontam ao ano de 1668,6 período em que Domingos Rodrigues da Cunha recebeu uma sesmaria, doada pelo Capitão Povoador, Gabriel de Lara, o homem forte do Paraná daquele período.
Outras sesmarias foram doadas a seus filhos Luíz e Garcia Rodrigues Velho,6 e situavam-se na Passagem de Apiaúna, fazendo divisas com o Rio Iguaçu, que naquela época recebia a denominação de Rio Grande de Curitiba.
Estas famílias iniciaram roçadas, lançaram as primeiras sementes e o lugar passou a ser ponto de referência. Alguns anos após desenvolveu-se um povoado que recebeu a denominação de Tindiquera.6 A ocupação foi relativamente rápida e ali se estabeleceram o cirurgião Paschoal Fernandes Leite, capitão Manoel Picam de Carvalho e muitos outros.
A origem histórica de Tindiquera, de onde provém o município de Araucária, merece um capítulo à parte na historiografia paranaense, pela sua riqueza. Consta que residia na pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, mais tarde Curitiba, a numerosa família dos Maia, de homens valentes e impetuosos e que mantinham relações conturbadas com as autoridades e outros povoadores do lugar. Os seguidos incidentes deram-lhes a condição de personas non gratas na incipiente Curitiba, chegando ao ponto de serem obrigados a se afastar da vila e a refugiarem-se em lugar distante, a fim de evitar a ação da justiça, que os perseguia, assim como a vingança do povo. O local escolhido pela numerosa família Maia foi exatamente o povoado de Tindiquera, situado às margens do Iguaçu e bem em cima de uma antiga aldeia indígena.
Em 1876 a região recebeu forte fluxo imigratório de russos, poloneses e alemães, que numa ação conjunta deram progresso ao lugar através da Colônia Thomaz Coelho.
O advento da República encorajou a comunidade a elaborar um abaixo-assinado, que foi devidamente encaminhado ao governo do estado, através do deputado Victor Ferreira do Amaral.
Em 11 de fevereiro de 1890, pelo Decreto Estadual nº 40, sancionado pelo governador José Marques Guimarães, foi criado o município, com território desmembrado dos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, e com denominação alterada para Araucária6 A instalação oficial deu-se no dia 1º de março de 18906 . O primeiro prefeito eleito do município foi Manuel Gonçalves Ferreira.
Pela Lei nº 1.055, de 5 de abril de 1911, foi criado o Têrmo Judiciário de Araucária, cuja instalação foi em 4 de junho de 1911. Em 19 de abril de 1919, através da Lei nº 1.908 foi elevado à categoria de Comarca, e a instalação foi feito por Estanislau Cardoso no dia 14 de maio do mesmo ano. Através do Decreto-Lei nº 93, de 14 de setembro de 1948, voltou à categoria de Têrmo Judiciário, e em 25 de janeiro de 1949 foi elevado novamente à categoria de Comarca, desta vez tendo sido instalada por Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior.
Turismo
Museu Tingüi-Cuera
Localizado no Parque Cachoeira, o Museu tem o seu nome em homenagem aos índios Tingüis que habitaram a região de Araucária, já conhecida como Tindiqüera na época do descobrimento do Brasil. Foi inaugurado em 11 de fevereiro de 1980 no prédio da extinta Companhia São Patrício onde funcionou até 1982, quando foi transferido para o prédio que abrigou a antiga Fábrica de Massa de Tomate Torres, de 1943 até 1965, de propriedade de Archelau de Almeida Torres. O Museu conta com acervo de aproximadamente 600 peças datadas a partir do século XIX, que contam a história do cotidiano de vida e de trabalho da população. O Museu possui seis salas de exposição, sendo três delas reservadas para exposições temporárias e três para exposições de longa duração e reserva técnica. O Museu abriga também o Auditório Júlio Grabowski com uma área aproximada de 100m². Visitas monitoradas podem ser agendadas por meio do setor educativo.
Roteiro de Turismo Rural
É possível fazer passeios orientados por propriedades rurais familiares, onde são oferecidos diversos produtos à venda, tais como doces e licores, frutas, flores e artesanato, além de café colonial típico polonês.O ônibus sai todos os sábados
Parque Cachoeira
Abriga o Museu Tingüi-Cuera, museu este de característica regionalista. Aberta a visitação também está a Aldeia da Solidariedade, onde estão casas de troncos falquejados, encaixados, feitas de troncos de pinheiros, construídas pelos primeiros imigrantes poloneses lembrando a arquitetura da terra natal. Há também uma capela, chiqueiro, paiol e picador de palha, bem como um centro poliesportivo e uma grande área verde e de fundo de vale, bem próximo ao Centro da cidade.
O Parque Cachoeira também é famoso pelas festas realizadas em suas dependências, sendo a mais popular e conhecida na região a Festa do Pêssego, que atraiu em 2007 mais de 50 mil pessoas, realizada no mês de Dezembro.
Galeria de fotos da cidade de Araucária
Araucária Paraná – Vista Aérea
Cidade de Auracária – Vista Parcial
Igreja Matriz de Auracária – PR
Ipês utilizados na arborização de vias públicas em Auracária
Para iniciar a programação de 2014 o Teatro da Praça preparou três apresentações de dança. No final de semana (21, 22 e 23), os alunos das oficinas de jazz dance, sob a direção da professora e coreógrafa Edilaine Alberton, mostram seu trabalho ao público com os esp...
A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abre na próxima segunda-feira (17) as inscrições para vários cursos. As aulas são gratuitas e acontecem em diferentes locais.
A matrícula não tem ...
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Boqueirão esta atendendo em novo endereço. O local fica na Rua Miguel Grabowski, 380, onde era a Casa da Criança Tropical. A população encontrará uma unidade maior, o que permitirá um melhor atendimento, além d...
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araucária estará aberto neste sábado (18), das 9 às 13 horas, para realização da tradicional feira de adoção de cães realizada mensalmente na cidade. Para adotar, o responsável precisa ser maior de 18 anos, apresentar RG e ...
Já estão abertas as inscrições para o curso de Matemática Básica oferecido pela Prefeitura de Araucária. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro e acontecem de 2ª a 6ª feira, das 19h às 22h, na Escola Ibraim Antonio Mansur, no Fazenda Velha.
A Prefeitura de Araucária irá realizar a 17ª Audiência Pública para apresentação de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) no dia 19 de dezembro, às 9h, no anfiteatro do Paço Municipal.
A Audiência terá entrada aberta aos morado...
Araucária oferece 21 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD) ou reabilitados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As ofertas são para auxiliar de produção, auxiliar administrativo e auxiliar de limpeza; todas cadastradas no Sistema Nacional de...
Mais uma vez acontecerá em Araucária a “Quinta-feira da Empregabilidade”, que será realizada nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE). O evento reunirá dez empresas do município e região e serão ofertadas 250 vaga...
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araucária estará aberto neste sábado (9), das 9 às 13 horas, para realização da tradicional feira mensal de adoção de animais promovida pelo município. Serão 40 animais disponíveis para adoção na ocasião. Os animais são de ...
A Usina Elétrica a Gás de Araucária (Uega) irá realizar concurso público voltado ao provimento de quatro vagas e formação de cadastro de reserva. Confira:
Nível Médio: Auxiliar Administrativo Financeiro (CR) e Auxiliar Administr...